quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Jornada da Liga Europa - Sevilha e Porto

O Porto passou o Sevilha!

Um encontro interessante, entre 2 ex-vencedores da Taça UEFA agora chamada de Liga Europa, tinha tudo para ser um encontro de Champions, 2 equipas que jogam ao ataque, procuram jogar futebol e não destruir. A jornada foi favorável ao Porto, que ainda assim teve uma estrelinha de sorte para passar.

1ª mão - Sevilha x Porto (1-2)

Excelente resultado, muito muito bom. Mas não espelha a exibição e o que se passou na realidade...

O Porto entrou bem no jogo, querendo mostrar que ia jogar olhos nos olhos com o Sevilha... remates de fora da área, bolas paradas... sempre querendo mostrar que não se ia encolher. Só a poucos minutos do intervalo é que Luís "o Fabuloso" Fabiano arrancou, a bola sobra para Navas que colocou Helton à prova, o guarda-redes correspondeu bem.

Na segunda-parte, o Porto entra mais frouxo, mas de bola parada e como vinha ameaçando, marcou. E quem foi? Rolando... um central, foi lá à frente e com a perna longa empurra para a baliza. Muitas dúvidas da posição legal ou não do Rolando, mas o árbitro deixou seguir.

Dúvidas não existem sobre a carga de Kanoute (devia ter passado por melhores clubes) a Otamendi! Mas, na minha opinião, o Otamendi devia estar a pensar que estava a jogar contra alguma equipa dos distritais... Em que quem berra mais pela falta vê os seus pedidos atendidos... Bola parada, o central mais baixo do Porto é quem marca o jogador mais alto em campo, resultado 1-1 para o Sevilha.

Depois começa o sufoco... entre os 63 e os 84 minutos o Sevilha falha 3 oportunidades de golo, Fabiano, Kanoute e Negredo. Fabiano mostrou que os centrais do Porto sao fracos nas bolas altas, mas Helton está com bons reflexos, Kanoute tinha o pé virado para a doca e falhou um golo certo sem oposição, Negredo mostrou que Fucile já teve melhores dias e que não sabe rematar olhando para a baliza. Sorte dos Dragos, azelhice dos Andaluzes.

As 84, Rodriguez (ainda é jogador do Porto?) falha um remate, a bola ressalta e proporciona uma desmarcação de "lucho" (que saudades) , na raça o uruguaio vai à bola e Palop trava-o. É penalti, o incompetente do árbitro não marca e Guarín não se faz rogado e coloca a bola no fundo da baliza. Que sorte teve o Porto.



2ª mão - Porto x Sevilha

Antes da análise. Jogos às 17h... vale a pena o sacrifício... dia de semana, 35 609 adeptos nas bancadas... Tudo isto é muito bom, mas a equipa não correspondeu... A massa adepta percebe que o Porto foi incompetente ao perder em casa. 3 derrotas este ano, em 3 competições consideradas menores do que o campeonato... Nacional, benfica e Sevilha. Como é?

Agora o jogo! O Sevilha entrou muito bem, Kanoute (jogador de classe) assustou o Porto logo no início do jogo, remate em esforço, o Porto acordou e na seguinte meia-hora Belluschi (que jogaço), Falcao e Álvaro Pereira tentaram o golo... Falcao merecia que a bola tivesse entrado, num remate cheio de força e intenção respondendo a um cruzamento do lado esquerdo (com Álvaro Pereira é outra loiça), a bola embateu na barra. Daí em diante o Porto jogou muito na expectativa, controlava o jogo envolvendo o Sevilha numa rede impressionante, depois Moutinho, Varela, Belluschi e Fernando iam tentando fazer a bola circular.

Tentando sempre o contra-golpe, onde Hulk era um elemento chave de explosão, o Porto começou a criar oportunidade atrás de oportunidade... Falcao e Moutinho quase conseguiam corresponder, mas faltava sempre um bocadinho... O Sevilha achou que devia começar a jogar e meteu o melhor jogador... Fabiano, 15 minutos e golo (70). É a diferença entre um grande jogador e um (ainda, apenas) bom jogador Hulk.

Álvaro Pereira, achou que um profissional de futebol pode entrar a pés juntos no ataque adversário, o Howard Webb não concordou... foi a única coisa de jeito que este árbitro, outrora considerado o melhor do mundo, fez durante o jogo todo... péssima arbitragem, venha o Olegário. A atitude do defesa esquerdo do Porto é deplorável... a faltarem 20 minutos de jogo, a eliminatória empatada em golos e um DEFESA é expulso? Sorte que um defesa do Sevilha, queria tanto a camisola do Hulk (agarrou-o umas 4x) que o árbitro não tolerou o assédio e mostrou o segundo amarelo, vá lá... 10 para 10. nos últimos 15minutos o Porto falhou 4 ocasiões de golo... 2 Hulk e 2 Guarín... inadmissível... Com o Robson ainda lá estavam a treinar rematando à baliza. Uma equipa que quer ganhar a Liga Europa não pode falhar tantos golos. Sorte do Sevilha em ganhar frente aos Dragões, azelhice e incompetência do Porto por ter perdido em casa.




Sem comentários: