sexta-feira, 11 de março de 2011

Assim vai nosso futebol

O Benfica perdeu por 2-1 no jogo frente ao Braga e ficou a 11 pontos do primeiro classificado. O resultado não decidiu nada porque o campeão já está encontrado há muito. Já vejo futebol há muitos anos e não me lembro do Porto ter perdido tantos pontos para o 2º classificado.

Na semana que antecedeu o jogo também aconteceram coisas bastante curiosas. Carlos Xistra, que teve nota negativa no jogo Nacional x Sporting, foi estranhamente nomeado para este jogo, sabendo de antemão que estava impedido de arbitrar. Segundo Vítor Pereira, as outras opções tinham recusado a nomeação, por várias razões. Esta tese foi prontamente desmentida por Luís Guilherme, presidente da APAF. Enfim, “tuguices”.

Falando do jogo.

O Benfica entrou em campo com algumas mexidas no 11, principalmente nas alas, onde Gaitán e Sálvio foram substituídos por Jara e Felipe Menezes, respectivamente. Estas mexidas já eram exigidas há muito tempo, visto que já fizemos bastantes jogos em 2011 e a equipa titular pouco ou nada têm alterado. O jogo começou de forma equilibrada, com o Braga a ter um pouco mais de posse de bola, mas o Benfica, que controlava a partida, a partir para ataques rápidos e por vezes com remates perigosos para a baliza do Braga. Foi num desses ataques que Xistra começou o seu rol de erros. Jara recebeu um passe de Carlos Martins e em posição legal finta o GR e atira para a baliza. Embora estivesse em jogo, admito que não era muito fácil de decidir, mas já se sabe que em caso de dúvida, prejudica-se o Benfica… Pouco tempo depois deste lance, Luisão comete uma falta completamente banal, no meio campo e sem perigo aparente para a baliza de Roberto. Xistra não teve dúvidas e amarelou o jogador do Benfica. Previa-se um jogo que ao mínimo contacto, chovessem amarelos. Puro engano. Praticamente na jogada seguinte, Kaká faz uma falta semelhante, em cima da linha da grande área (!) e inexplicavelmente não levou amarelo. Critérios bastante duvidosos, ou então não. Na sequência do livre, o Benfica faz o 0-1, dando alguma justiça ao marcador já que era a única equipa que chegava com perigo à baliza. Quando os jogadores do Benfica festejavam o golo, começou o festival das bolas de golfe. Cardozo foi atingido com uma bola no joelho. O Benfica tem que começar a tomar medidas concretas em relação a estes casos. Aconteceu no Dragão, Alvalade (muito menos que nos outros) e agora Braga. Se for necessário sair do campo, então que assim aconteça. Com coacção física, a probabilidade de perder aumenta e ao menos mostrava-se a pouca vergonha que se passa em determinados campos sempre que o Benfica visita-os, caso fosse tomada essa extrema medida. Também não se percebe a maneira como os adeptos do Benfica são tratados em Braga. Há uns 2 ou 3 anos atrás que isto acontece, sendo agudizado no ano passado. Segundo os comentadores da Sport Tv, houve benfiquistas que foram agredidos só porque festejaram o golo da sua equipa. Estamos a jogar no Iraque?

A partir do golo de Saviola, o Braga começou a aparecer com mais frequência perto da baliza de Roberto, tendo até uma grande oportunidade para empatar, através de Lima. Um centro na direita de Ukra, a defesa do Benfica ficou aos papéis e a bola sobrou para Lima que embora tenha acertado mal na bola, proporcionou uma enorme defesa a Roberto. Aos 41’ chega o lance que definiu o jogo. Javi Garcia que estava a correr para evitar que a bola saísse da linha lateral, sofre um encontrão do Alan e o jogador do Benfica no momento do desequilíbrio dá uma palmada (não dá para ver se foi de mão aberta ou fechada) no peito de Alan. Carlos Xistra deixou seguir o jogo, mas o bacno do Braga prontamente levantou-se e o assistente acabou por levantar a bandeira. Javi Garcia seria expulso. O jogador espanhol já devia saber o que a casa gasta. Embora o jogador do Braga se tenha queixado do pescoço quando levou uma sapatada no peito, é inegável que Javi Garcia tentou responder ao encontrão do brasileiro. Era perfeitamente evitável. Na sequência do lance, o árbitro acaba por marcar falta a favor do Braga quando deveria ser ao contrário e ironia do destino, acaba por dar o empate na partida. Roberto que até aí estava muito bem, ficou mal na fotografia. As saídas dos postes são o calcanhar de Aquiles do GR do Benfica. O jogo acabava de mudar completamente.

Como era de esperar, a 2ª parte trouxe um Braga mais perigoso, já que jogava com mais um elemento e até dispôs de uma ou duas boas situações para marcar o 2-1.

Com Kaká e Hugo Viana amarelados, Carlos Xistra voltou a ter critérios bastante largos para os jogadores do Braga. Lembro-me de um corte com a mão do defesa bracarense, a impedir um contra-ataque do Benfica e uma entrada por trás de HV sobre Carlos Martins. Em mais uma falta escandalosa por marcar sobre Airton, o Braga chega ao 2-1 num grande golo de Mossoró. Uma falta a favor do Benfica transformada em lançamento para o Braga, a bola chega ao brasileiro e este com um grande remate bate Roberto pela 2ª vez. Viu-se nos festejos que o homem estava com uma raiva do tamanho do mundo contra o Benfica. Para a próxima que não tente agredir o adversário de maneira cobarde, como fez no túnel de Braga, no ano passado. Em relação à lesão que sofreu, só demonstra ser uma pessoa de baixo nível quando culpa o Benfica num lance em que teve um azar do tamanho do mundo. Pessoas influenciáveis são assim…

Ninguém gosta de perder, mas este jogo pode ter dado razões a Jorge Jesus para fazer as necessárias mexidas no 11 inicial, já que alguns jogadores do Benfica estão presos por arames. Veremos no fim da época, se a rotação no campeonato trouxe benefícios em termos de títulos.

Carlos Xistra fez uma arbitragem do pior que já vi e prejudicando sempre o Benfica. Um golo mal anulado, 1º golo do Braga surge de um livre erradamente marcado a favor do mesmo, Kaká e Hugo Viana inexplicavelmente acabaram o jogo e 2º golo precedido de falta sobre Airton. Assim é impossível ganhar a quem quer que seja.

8 comentários:

João disse...

Estás a precisar de fazer outra operação aos olhos.

http://www.youtube.com/watch?v=mKCxV31kjq4&hd=1

Está fora de jogo o Jara. E quanto à dualidade de critérios... podes ver no video. E o penalti sobre o Ukra, não viste? As entradas assassinas do Maxi e do Airton, não viste? Tens de ser honesto Diogo. O Javi é muito bem expulso e a falta era ao contrário sim senhor. E sim, o Javi e o Cardozo precisam de mais árbitros assim... eu não culpo os jogadores, mas quem os deixa fazer estas coisas.

Tu ainda falas de atirarem coisas aos jogadores do Benfica? Onde estavas tu quando o Jesus dá estaladas e empurrões aos jogadores do Nacional e Marítimo?

Os benfiquistas não são coitadinhos nenhuns... no estádio do Benfica estas coisas também acontecem... simplesmente as câmaras lá não são "livres". Achas que os portistas não apanham quando festejam no meio de sportinguistas ou mouros? Infelizmente é assim em todo o lado! Deixa de fazer das pessoas do norte uns monstros e os outros umas virgens!

Augusto Cruz disse...

Tens que mudar o nome do blog rapaz...

As tuas perspectivas sobre o futebol são completamente iguais a todos os benfiquistas, todos se guiam pela bíblia de jesus...

DanielT disse...

Diogo, embora não o digas directamente no post, dás o beneficio da dúvida ao árbitro na expulsão, e ainda bem, és dos únicos!

Em relação à falta ter sido marcada ao contrário, vê por favor este filme, onde o Pedro Henriques explica perfeitamente porque a falta foi bem marcada:

http://www.youtube.com/watch?v=uk5dBCnExYA

Quanto a golos anulados e isso... estavas a escrever tão bem e foste estragar tudo! =/ Em relação à raiva do Mossoró sobre o benfica.. é mais que óbvia, o castigo foi bastante injusto (este por tentativa de agressão levou + tempo que o outro por agressão consumada), saiu no último dia da janela de transferências e teve a duração exactamente certa para não jogar contra o Benfica na segunda volta! São coincidências a mais!

André disse...

João, esses vídeos são fantásticos, mas também ponho este aqui http://www.youtube.com/watch?v=vCEWN4hg43E e a perspectiva já é diferente. Em relação à agressão do Javi concordo com o Diogo, até porque o problema deve ser dos ares de Braga, já que o Belluschi deu umas peitadas ao árbitro há 2 semanas e a diferença foi só na cor do cartão. Nada de extraordinário.

Engraçado falares no Jesus, porque aposto que o castigo sairá na altura da 2ª mão da meia-final da Taça. Preferia que tivesse sido antes ( e atenção, espero que seja castigado) porque o campeonato já estava ganho desde o dia 10 de Maio de 2010 e a ausência dele não seria tão prejudicial para nós.

Falando do jogo, a arbitragem não me espantou. Amarelou à primeira falta os jogadores do Benfica e por faltas iguais dos jogadores do Braga nada. Aliás, nas visitas a Braga, Alvalade e 2xs ao Dragão acabámos sempre com 10. Normal.

O que eu achei mais incrível foi a atitude, ou as atitudes, que os adeptos e jogadores do Braga tiveram. Achas normal o speaker cantar " E quem não salta é lampião"? Achas normal no fim do jogo porem a música do José Cid (Adeus)? Achas normal os adeptos do Braga após o jogo buzinarem como se fossem campeões? Braga que foi sempre um bastião benfiquista, foi normal ter havido um clima de guerra e ódio por parte dos adeptos deles?

Já agora, para finalizar, explica-me porque é que as Associações de Braga e Porto não querem aprovar os estatutos da FPF?

André disse...

Para quem tiver dúvidas, aqui está o motivo do castigo do Mossoró: http://www.youtube.com/watch?v=3ERmD-X9qGU&feature

João disse...

O Belluschi nao deu peitadas, foi o árbitro quem deu ao Belluschi.

Retiro o que disse da falta do Javi, é contra o Benfica.

Não, não acho correcta a atitude do speaker,mas não fez nada que os outros não façam e é permitido e ainda bem!

Quanto às buzinadelas... não tenho nada a dizer... querem buzinar, que buzinem.

As Associações de futebol do Porto e Braga não querem perder o controlo que neste momento está no Norte... sabes porque? porque a maior parte dos clubes na primeira e segunda divisões são dessas associações e ainda se devem lembrar do centralismo que reinou no nosso futebol durante décadas.

André disse...

André eu questiono-te a ti...Porque pensas que as músicas no fim do jogo só foram colocadas contra o benfica?! Eu vou todos os jogos ao estádio e em todos os jogos músicas como as que foram colocadas contra o benfica são colocadas a tocar!
Vocês não uma são excepção!!!
Já agora porque é que dizes que "Amarelou à primeira falta os jogadores do Benfica e por faltas iguais dos jogadores do Braga nada.", que eu saiba o 1o amarelo foi para um jogador do Braga e o Ceifeiro Martins cortou um lance de contra-ataque perigoso e não viu o que seria o 1o amarelo do jogo?! Será que na televisão cortam imagens?! Ou será que na televisão só passam algumas imagens?!
Já agora porque é que o ano passado o Di Maria não foi castigado por chutar a bola em direcção ao banco do Braga e por cuspir em direcção ao mesmo?! O "Incendiador" de tudo o que se verificou de seguida, mas culpados só existiram de um lado, claro o Ricardo Costa faz-vos falta este ano!
Será que só se deve olhar para um lado e o outro não faz mal a uma mosca?!

André disse...

Já agora quando dizes "Braga que foi sempre um bastião benfiquista, foi normal ter havido um clima de guerra e ódio por parte dos adeptos deles?", de certeza que tudo o que jornais e tv dizem tu acreditas!
Se lá disseram que o país está mt bem financeiramente tu acreditas-te! Ok.
E para finalizar, que eu saiba no estádio do benfica andava por lá um diabo à solta a fazer o que fazia...pior que qq adepto de outro clube!
E já agora que atitude tiveram os adeptos e jogador do Braga para ficares tão indignado?
Não foi nenhum adepto do Braga que assassinou adeptos de outro clube!