segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Afinal não foi assim tão mau...


O jogo de sábado passado é completamente marginal, tendo em conta o comunicado do JEB no final do jogo. Certamente poderia o JEB dizer que saiu porque o Sporting perdeu, mas isso era uma desculpa esfarrapada, pois a derrota era o pretexto para mandar areia para os olhos dos Sportinguistas. Senão vejamos, reestruturação financeira terminada, Couceiro ao poleiro, saída de fininho de cena do JEB na próxima derrota...

É mais do que sabido que a grande massa adepta do Sporting não estava com o seu presidente há já algum tempo. De certo que as notícias que saíram à uns tempos atrás, anunciando a invasão de supostos membros das claques a Alcochete, não foi inocente, e foi apenas desmentida a parte da "invasão". Houve, há e haveria sempre mau estar pelo simples facto do que se passou com as famosas faixas censuradas aquando do jogo com o Porto, e para mim aqui, o JEB perdeu todo o pouco crédito que ainda teria, sendo esta a gota de água... Aquilo não se faz, foi uma vergonha! Os resultado não aparecendo, normalmente quem sofre é o treinador, é cultural e percebe-se porquê. Mas não, o Sporting perdeu, e o JEB foi quem "bazou"!

Provavelmente os Sportinguistas vão continuam a "comer", muito naturalmente, o que os jornais da especialidade escrevem, contudo, consegui passar o Domingo sem ler nada sobre o Sporting e os famigerados sucessores, pois sabia que iria ser apenas poeira, da nuvem que se levantou na madrugada de Domingo. É típico e previsível os abutres aparecem nesta alturas...Adiante.

Desde à muito tempo que reclamo pela saída do JEB. Pensei que o segundo jogo com o Setúbal fosse decisivo, e o Sporting perdesse, mas não! "Vendeu-se" como sendo o ponto de viragem, confirmada com a "boa forma" no jogo complicado com o Braga. Nada mais errado! O mal já vem de trás e mais tarde ou mais cedo surgiriam alguns dos problemas crónicos e masoquistas dos dirigentes leoninos. Era uma questão de tempo para o dossier Izmailov, Caneira e talvez Vuk voltarem à ordem do dia, e causar o desconforto do assunto. Esperemos que mais não se sigam, contudo as previsões não agoiram nada de bom. Veremos!

Neste momento a Sporting SAD é do consorcio BES/BCP e esses sim, são quem manda. Os sócios só dão de comer ao clube, e quando Roquette lançou o Sporting (depois da afirmação polémica "este ano não vamos ser campeões") à custa dos dois campeonatos, ganhos no inicio da década, tinha carta branca para fazer as reestruturações tão desejadas, pondo o interesse imobiliário e económico à frente do interesse desportivo. E foi aqui que nasceu o cancro do Sporting...
A Academia lançava talentos e parecia que a coisa estava no bom caminho. Um ano teríamos a cantera a fazer do Sporting um clube campeão sem necessitar de comprar jogadores. Negócio mais lucrativo e simples não podia haver! Pois, mas falta o resto...

Onde entra o JEB? É tudo uma questão de linhagem! Ele era o pau mandado ideal, pois vinha da banca (SANTANDER), e era um Sportinguista que já tinha feito parte da JUVELEO à uns bons anitos. Era desta forma a "fachada" ideal para continuar a representar os interesses do consorcio. O problema é que a especulação nos clubes de futebol não vende! E fazer dele um presidente assalariado a peso de ouro, só mandava mais areia prós olhos, pois era conotado como uma gestão mais profissional e responsável. Os resultados falam por si.

Para resumir e apontando para o futuro, enquanto estivermos sob o jugo da banca, sem que esta perceba em concreto que um clube não é uma empresa como as outras, não iremos a lado nenhum!

Tal como disse, o jogo e as incidências são marginais face ao momento delicado que o Sporting atravessa, mas registei mais uma arbitragem típica em Alvalade. Digo isto pelos resumos que vi, e como tal, não me posso alongar mais, pois não vi o jogo nem em direto e nem na integra.

Esperemos pela vaga de fundo e saber se cooptação rima com Couceiro...

1 comentário:

João disse...

Eu devo dizer que acho esta novela Sporting já irrita um bocado. Eu não sou a pessoa mais informada, mas... A dependência do Porto e Benfica da banca não é muito diferente da do Sporting... Porque é que o BES/BCP têm mais influência no Sporting do que nos restantes clubes? Não será esta "desculpa" algo que surge porque os resultados não? Vendo de fora, é isso que parece.